Como abrir uma empresa com Certificado Digital?
1. Primeiro, entenda o formato da sua empresa.
Você já sabe qual são os diferenciais da sua ideia de negócio, produtos e modelo de negócios? Ótimo! Agora, é necessário escolher o formato de empresa ideal para você. Conheça os principais tipos abaixo:
Formato jurídico:
- Empresário Individual (EI)
- Microempreendedor Individual (MEI)
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
- Sociedade Limitada (LTDA)
Regime tributário:
- Simples Nacional: antes de escolher esse regime com o pagamento de tributos reunidos em apenas uma guia (DAS), verifique se sua empresa está enquadrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) liberadas como Simples Nacional, clique aqui.
- Lucro Presumido: esse sistema contempla o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
Lembre-se também de definir de acordo com o seu faturamento qual é o porte da sua empresa: microempresa, pequeno, médio ou grande porte. Essa definição pode variar conforme a evolução e crescimento de seu negócio.
2. Separe os documentos necessários e faça o Contrato Social.
Após a etapa anterior, é necessário começar a separar os documentos que serão pedidos durante a abertura da sua empresa.
- RG e CPF (seus e dos sócios, caso possua)
- Comprovante de endereço (seus e dos sócios, caso possua)
- Cópia do IPTU do imóvel (da última data)
- Contrato do aluguel ou comprovante de propriedade
- Número de entrega do recibo do último Imposto de Renda
- Certidão de casamento caso você ou um dos sócios possua cônjuge
Já o Contrato Social, funciona como a certidão da sua empresa, semelhante a Certidão de Nascimento de pessoas físicas! Ela funciona como um manual e deve conter todas as informações da sua empresa, desde divisão de lucros até medidas que devem ser tomadas em casos de mudanças da sócios. Saiba algumas das informações que devem estar contidas:
- Responsabilidades e direitos de cada sócio
- A razão social da empresa
- Ramos de atuação
- Objetivos
- Valor do capital investido
- Como é a entrada e saída de novos sócios
- Autorizações e limites para sócios negociarem no nome da empresa
- CNAE escolhido
Depois de preenchido, o Contrato Social deve ser registrado em uma Junta Comercial e com algumas exceções, em escritórios de advocacia. Fique atento! Dependendo do tipo de sua empresa, também será necessário registrá-la perante a Receita Federal, a Receita Estadual e o Munícipio.
Atenção! Para MEIs, o Contrato Social é dispensado e substituído pela Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
3. Agora, chegou a hora de abrir sua empresa com o Certificado Digital!
Sua empresa pode finalmente aberta! Chegou o momento de adquirir seu CNPJ e formalizar seu negócio.
Esse processo pode ser realizado diretamente pela internet, através do site das Junta Comercial de seu estado. Se anteriormente era necessário deslocar-se fisicamente para a Junta e aguardar muitos dias para finalizar essa etapa, com o Certificado Digital é possível abrir sua empresa em até 24h e de forma 100% online!
Para realizar a liberação do seu CNPJ o Certificado Digital utilizado é o e-CPF. Após a abertura da sua empresa, é indicado adquirir o Certificado e-CNPJ, obrigatório para garantir a emissão de notas fiscais eletrônicas, recolhimento de guias do FGTS, cumprimento de obrigações fiscais. Como benefícios, ele também possibilita a assinatura de contratos a distância, redução de riscos durante o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, entre muitos outros benefícios para o sucesso de sua empresa.